10 curiosidades sobre Counter Strike


Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), a nova versão do FPS mais popular do mundo, chegou às lojas. O jogo foi lançado para PCs, e no próximo dia 27, estreará no PlayStation 3 e Xbox 360, prometendo agradar a essa verdadeira legião de fãs. Mas um jogo não é popular à toa. Counter Strike teve boa parte de seus sucesso relacionado a uma jogabilidade simples, requisitos não tão pesados e um mar de curiosidade que cercam a série. Confira uma lista com dez delas.


1. Fenômeno lan house

Se a década de 90 ficou marcada pelos fliperamas, a partir do ano 2000 os jogadores encontraram um novo fenômeno relacionada a games: as lan houses. O objetivo dos estabelecimentos era disponibilizar computadores para que as pessoas pudessem ter acesso à Internet, quase sempre em banda larga.

CS sempre foi febre nas lan houses (Foto: Reprodução)

CS sempre foi febre nas Lan Houses 

Porém, o maior público era o de jogadores de CS que faziam dali o seu fliperama particular. Não era raro encontrar competições com premiação em dinheiro ou “horas grátis”: valia tudo para conseguir o maior numero de clientes, uma vez que, diante dessa febre chamada CS, mais e mais investidores abriam lan houses estrategicamente posicionadas, principalmente perto de escolas e faculdades.

2. Campeonatos mundiais e premiação em dinheiro

O fenômeno proporcionado pelo jogo da Valve gerou grandes competições de nível internacional, que inicialmente eram organizadas pelos próprios jogadores de CS.

Campeonatos valendo dinheiro são muito comuns (Foto: Reprodução)

Campeonatos valendo dinheiro são muito comuns 

E se não bastasse apenas competir representando seu país, alguns desses jogadores têm o status de celebridades, principalmente em países como Japão e Coreia do Sul. Vale lembrar que esses países possuem torneios internacionais transmitidos ao vivo em rede nacional. Imagine Galvão Bueno narrando um torneio de CS em plena terça-feira, depois das novela das nove. Quem sabe um dia?

3. CT contra terroristas

A rivalidade existe em praticamente tudo. Desde política, religião e futebol, sempre vamos encontrar pessoas que defendem com unhas e dentes seus gostos o opiniões. E com CS não é diferente, uma vez que a possibilidade de escolher entre policiais e terroristas dividia grupos e times.

A eterna guerra entre CTs e Terroristas (Foto: Reprodução)

A eterna guerra entre CTs e Terroristas 

Cada um possui objetivos distintos, assim como ataque e defesa, os terroristas precisavam detonar uma bomba ou algo parecido, enquanto os policiais corriam para evitar o ataque. Tudo isso em meio a um tiroteio frenético do inicio ao fim.

4. Pulinho de aquecimento

No começo de uma partida, durante a compra de armas e acessórios, existe um tempo para que todos possam se equipar antes do início da partida. Nesse período, você não pode se movimentar e nem atirar, apenas pular.

O famoso pulo de aquecimento (Foto: Reprodução)

O famoso pulo de aquecimento 

Diante dessa limitação, é comum deparar-se com praticamente todos os seus aliados pulando que nem pipoca em uma espécie de aquecimento para o combate. Alguns encaram a cena de forma parecida como acelerar o carro antes da largada ou até mesmo encarar o oponentes com sangue nos olhos antes de uma luta de MMA.

5. Faquinhaaaa

Se no futebol, não há nada mais humilhante do que tomar aquele drible desconcertante do adversário, em Counter Strike a grande zoação fica por conta das mortes por facadas, popularmente conhecidas como “faquinhaaa”.

Faca utilizada em Counter-Strike (Foto: Reprodução)

Faca utilizada em Counter-Strike 

E se não bastasse a humilhação de ser executado por trás sem dó e piedade, você ainda era obrigado a escutar o grito ecoando naquela antiga lan house completamente lotada. Isso sem contar no replay que mostrava a cena para todos os jogadores.

6. Camper

Odiados por muitos, eles se consideram os reis da estratégia. Os campers são aqueles jogadores que, ao invés de “dar as caras” e partirem para o combate sedentos, ficam estrategicamente escondidos esperando um inocente e desavisado adversário cruzar o seu caminho.

Ilustração divertida para a definição de Camper (Foto: Apir.org)

Ilustração divertida para a definição de Camper 

A maioria acha errada essa atitude, enquanto outros acham válido. A verdade é que ela quase nunca é eficaz, uma vez que o jogador que opta por se esconder durante boa parte da partida não consegue encontrar tantas vítimas quanto os outros que correm para o confronto direto.

7. Headshot

Mais uma vez comparando o jogo com o futebol, o Headshot é aquele tiro na cabeça fatal, que instantaneamente elimina o adversário na partida. O movimento é tido como aquele gol de placa na gíria futebolística, e rende aplausos e muita comemoração do grupo.

Headshot (Foto: Reprodução)

Headshot 

Para os pouco experientes, um headshot é algo raro de ser alcançado. Já para os jogadores profissionais, é uma questão de habilidade e precisão, que na grande maioria das vezes pode levar o time a vitória, uma vez que seu adversário é eliminado sem qualquer chance de reação – ao contrário do que acontece em um confronto direto com tiros pelo corpo.

8. Mapa favela

Assim que o fenômeno CS se espalhou, logo vieram os populares mods. Esses são modificações ilegais no jogo que podem ser desde novos cenários, a modificações nas armas ou na energia dos jogadores. Entre elas, uma das mais populares foi o chamado mapa Favela, ou “cs_rio”, que consistia em tentar reproduzir uma favela carioca dentro do jogo.


Mapa do Rio de Janeiro sempre foi popular no jogo (Foto: Reprodução)Mapa do Rio de Janeiro sempre foi popular no jogo

Se não bastasse as casas de madeira, ruelas e ladeiras, o mapa ainda possuía uma trilha sonora embalada por um funk proibido, com letras de incentivo ao crime organizado. Muitas lan houses proibiam esse tipo de modificação com receio de alguma punição ou multa por parte das autoridades. Mas na jogatina online, era difícil não encontrar alguém que nunca tivesse jogado no polêmico mapa.

9. Mapa Vila do Chaves

E se o mapa Favela era popular pela quantidade de ilegalidades que ele carregava, o mapa Vila do Chaves ficou famoso pela similaridade com o cenário da famosa série mexicana. Nele, os jogadores trocavam tiros em plena pacata vila do personagem de Roberto Goméz Bolaños.

A vila do Chaves em CS (Foto: Reprodução)

A vila do Chaves em CS

Por mais cômico que fosse, o mapa estava longe de ser o preferido dos jogadores, uma vez que seus designers não proporcionava confrontos épicos. O intuito sempre foi divertir e criar uma nostalgia.

10. Replay do assassinato

Se nos jogos de esporte, o replay vem seguido de uma marcação de ponto ou de um gol, em CS ele surge depois de você ser executado pelo inimigo. Se não bastasse a frustração de ser derrotado pelo seu oponente, você era obrigado a visualizar como aconteceu a cena.
Os replays também podem ser encarados como uma forma de olhar a estratégia de seus oponentes. Se você foi assassinado por um camper, por exemplo, pelo menos você saberá onde o danadinho está escondido largando bala nos desavisados. Daí basta voltar ao ponto inicial e ir em busca de vingança.
E você? Lembra de alguma outra curiosidade de Counter Strike? Conte para nós!

Postar um comentário

0 Comentários