Anime | Saiba quais foram os primeiros animes exibidos no Brasil


Você sabe quais foram os primeiros animes japoneses a serem exibidos aqui no Brasil? Os primeiros animês que chegaram ao Brasil, causaram uma certa estranhesa, pois as pessoas estavam  acustumadas aos desenhos habituais da Walt Disney e da Max Fleischer. Mas aos poucos, os personagens de olhos grandes e expressivos foram ganhando a simpatia do público.


A extinta TV Tupi trouxe um dos primeiros animes, O Homem de Aço (Tetsujin 28 Go). Mais tarde, as demais emissoras trariam os também pioneiros MarineBoy (Ganbare! Marin Kid), Oitavo Homem (Eito Man), Super Dínamo (Paa Man), Príncipe Planeta (Yuusei Shonen Papii) e Esquadrão Arco-Íris (Rainbow Sentai Robin).


De 1968 a 1973, várias séries em preto e branco foram exibidas na íntegra, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Isso possibilitou a transformação de alguns personagens em verdadeiros clássicos. No final dos anos 60, os grandes heróis eram o Oitavo Homem e Príncipe Planeta. Já nos anos 70, Speed Racer (Mach Go Go Go) e A Princesa e o Cavaleiro (Ribon no Kishi), imperavam absolutos. Essa década também foi marcada pela transmissão de Fantomas (Ogon Bato) e Sawamu (Kiku No Oni). 
 No final da década 70 e início dos 80, a então recém-nascida emissora TVS/SBT decidiu investir pesado nos animes, principalmente nos que tinham um apelo mais dramático e romântico. Foi a vez de Heidi (Arupsu no Shooju Haiji), Candy Candy, Honey Honey e Marco (Haha o Tazunete Sanzenri) ganharem seus espaços na tela brasileira.


Na década de 80, a atenção dos telespectadores foi desviada para a TV Manchete, que tinha em sua programação um dos ícones da animação japonesa, Patrulha Estrelar (Chuusenkan Yamato). Esse desenho virou mania no Canadá, EUA e Japão. E no Brasil não foi diferente. Mas ter uma legião de adoradores não era privilégio só de Patrulha Estrelar, outros também conquistaram milhares de fãs brasileiros. O Pirata do Espaço (Gloizer X), Don Drácula, Robotech, A Guerra das Galáxias (Macross) e Zillion (Akai Koudan Jirion). Na década de 90 atraves da tv manchete o Brasil pode acompanhar a incrivel saga dos Cavaleiros do Zodiaco (Saint Seyia) em 1994, apartir daí os animes não pararam mais, Todos esses animes ainda hoje fazem os fãs suspirarem de saudades.

Fonte: Da Redação

Postar um comentário

0 Comentários