Galaxy Nexus, o smartphone com Android 'puro'

  O mais novo Android da família Nexus chega para manter a "classe e o prestígio" dos smartphones com a chancela do Google. Terceiro filho da família, depois dos irmãos mais velhos Nexus One e Nexus S, o Galaxy X (Nexus) chega com a melhor experiência de uso do sistema operacional mobile Android. Dessa vez, trazendo a nova versão 4.0 Ice Cream Sandwich. A usabilidade e o abuso da multitarefa com ajuda de sua memória RAM de 1GB combinado com processador dual-core de 1.2Ghz é coisa de louco. Confira o review do TechTudo sobre o Galaxy X:

Galaxy Nexus, ou Galaxy X, aqui no Brasil (Foto: Nick Ellis/TechTudo)

Galaxy Nexus, ou Galaxy X, aqui no Brasil 

Não sabemos se a versão "abrasileirada" ("Galaxy X", confirmado pela Samsung Brasil), terá alterações tanto no software como no hardware. Mas pelas fotos do modelo exibido no site da Samsung e as descrições do modelo em páginas de sites americanos apuradas pela equipe do TechTudo, tudo indica que será idêntico. Só o nome teria mudado por questões de registro de marcas no Brasil, já que uma empresa chamada "Nexus Telecomunicações" teria registrado o nome "nexus" antes, o que faz com ela tenha direito do uso desse nome em todo território nacional. A versão usada para os testes do Review é o modelo vendido nos Estados Unidos em modo desbloqueado, com 16GB de memória interna.

Design

O Galaxy X (Nexus) é o smartphone mais bonito e leve de todos que já tive ou testei. O Galaxy S II, Galaxy Note, o Motorola RAZR e o Sony Xperia S que vem por aí, brigam forte nesses quesitos contra o Galaxy Nexus. A grande vantagem do "nexus boy" são as suas bordas finas, que emolduram sua Super tela HD curvilínea.
A parte frontal é limpa por completo, sem botões físicos na parte debaixo, o que faz com o que o Nexus tenha uma tela maior que o S II. Nos cantos superiores, não temos a "etiqueta" da empresa que fabrica o aparelho - com de costume. A marca da Samsung e do Google vem atrás, acompanhado do hyper skin, a superfície de plástico que aumenta o grip, também presente no Galaxy S II e no Galaxy Note (ambos da Samsung).

iPhone 4S e Samsung Galaxy X (Nexus) 

O Nexus só possui botões físicos de ligar/bloqueio da tela e de volumes, os outros botões físicos se tornaram virtuais. Ao pressionar a linha final inferior da tela aparecem da esquerda para direta os três botões virtuais: Voltar, Home, e o de Janelas/Apps abertos.
O botão "menu/configurações" faz falta para quem já estava acostumado com outros modelos Android. Esse botão só é passível de ser acessado criando um atalho em uma das telas iniciais do aparelho, nem mesmo na janela de notificações você terá acesso à ele. A barra de "acesso rápido" para ligar e desligar funções como Wi-Fi, GPS, sincronização também sumiu dessa janela.

Software/Desempenho

O Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) do Galaxy Nexus oferece o melhor desempenho que você já pode testar em qualquer outro smartphone com robozinho verde. Isso acontece porque os modelos da família Nexus sempre trazerem o "Android puro" (é o sistema operacional limpo sem nenhuma alteração feita pelas empresas parceiras do Google, nada de "TouchWiz" - Samsung, "MotoBlur" - Motorola, "TimeScape" - Sony, "Sense" - HTC).
O desempenho das conectividades do aparelho são muito boas, o GPS e a navegação na web ganham nota 10! Ambos são muito rápidos e com uma resposta muito boa. Não tivemos problemas com incompatibilidades na navegação em sites mais pesados com flashs e vídeos. No quesito GPS, o sinal só foi perdido algumas poucas vezes em ambientes fechados, mas podemos garantir que foi um dos GPS de smartphones mais rápidos que já testamos.

Samsung Galaxy X (Nexus) roda o Android 4.0 (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Samsung Galaxy X (Nexus) roda o Android 4.0 

As interações e compartilhamentos com aplicativos do Google ficaram ainda mais completos, com maior foco voltado para sua rede social própria: o Google+. É possível fazer ligações com vídeo utilizando o "hangout" com até 9 amigos.
O NFC ainda não fora testado por motivos óbvios, já que ainda não encontramos alguém que também tenha o recurso para poder testar a transferência de arquivos por proximidade -  recurso esse que ficou conhecido como "Beam".

Câmera

A câmera do aparelho é muito boa, apesar de ter apenas 5 MP, ao contrário de alguns concorrentes do momento, que já possuem câmeras com 8MP e novos modelos que vão chegar em breve com até 12 MP. A função panorâmica chega como um diferencial dessa câmera, compensando a falta de fotos em modo widescreen na função normal da câmera. As ferramentas para efeitos "ao vivo" nos vídeos com captura HD (720p) e FullHD (1080p) são bem legais também.
O autofoco, mesmo na função vídeo, funciona muito bem, juntamente com o Flash LED nas fotos e captura de vídeos à noite. Na câmera frontal de 1.3 MP, o reconhecimento facial também faz bem o seu trabalho. Nesse caso em específico, o reconhecimento facial pode ser habilitado também para desbloqueio da tela ao ligar a tela, caso o usuário queira "tirar uma onda" na mesa de bar com os amigos (modo esse, que consome mais bateria ao ter que ligar o sensor da câmera frontal toda vez que o dono precisar usar o aparelho).
Habilitando esta função, o aparelho só entra na tela inicial se o mesmo reconhecer a cara de seu dono. Esta função ganhou o nome de "Face Unlock", veja abaixo como funciona no comercial de 30 segundos feito pelo próprio Google para divulgar o Galaxy Nexus:


Bateria


A bateria de 1750 mAh aguenta bem o tranco, suportando quase o dia todo, com 19 horas de duração em um dia normal de um usuário "heavy" que abre muitos e-mails, abre algumas vezes o Facebook, o Twitter, o Foursquare e ainda navega pela web ao longo do dia. No dia que rola ouvir músicas no Google Music ou as músicas salvas na memória interna, a bateria não "pede água" antes das 12 horas de uso extremo.

Custo/benefício

Que o Galaxy Nexus ou Galaxy X vai chegar bem salgado ao mercado brasileiro, todos nós já podemos imaginar. Porém, ter o aparelho com melhor desempenho e design não é um sonho distante para todos os fãs e usuários do sistema Android. Quem já possui novos aparelhos com processadores dual-core e já tiveram a promessa das fabricantes de receberem atualizações para o Android 4.0 não precisam se descabelarem, pois todas as funções do novo sistema operacional serão realizadas com essa atualização em seus aparelhos.

Conclusão

Galaxy Nexus + Android 4.0 "ICS" rodando em sua melhor compilação "limpa", faz do novo Nexus ser o melhor smartphone, o mais rápido e com melhor motor adaptado para seu corpo. Sem sombra de dúvidas a melhor experiência no uso do Android em um smartphone. Ele chega já sabendo que tem gente grande com processadores até melhores nessa briga, mas ele pode se gabar de ser o primeiro modelo com Android 4.0 do mercado. Esperamos apenas que a Samsung Brasil não faça alterações em seu software no lançamento do modelo Galaxy X por aqui, pois estariam, com isso, tirando o sentido do "nexus", o aparelho da família Google "pura".

Ficha técnica

Tela 4.65" HD (1280 x 720) Super AMOLED HD com vidro curvado e proteção contra riscos e acúmulo de gordura na tela com a tecnologia Oleophobic coating
Peso 135g
Armazenamento 16GB/32GB
Memória 1GB RAM
Câmeras 5 MP auto focus contínuo e 1.3 MP Frontal com flash LED e obturador com "lag zero". Com gravação de vídeo em HD 720p e Full HD 1080p @30fps
Entradas Micro USB
Bateria 1750 mAh
Sistema Operacional Ice Cream Sandwich (Android 4.0)
CPU processador 1.2 Ghz dual-core
Comunicação NFC para troca de arquivos por proximidade ou para uso em pagamentos com o serviço do Google Wallet, que poderá chegar um dia no Brasil
Sensores Acelerômetro, Gyro, Bússola, Sensor de proximidade, Barômetro
 .

Postar um comentário

0 Comentários