Veja os melhores jogos de 2012


  O ano de 2012 foi marcante para os gamers. Tivemos a volta de Diablo, o fechamento da trilogia Mass Effect, as aventuras de Max Payne no Brasil e o renascimento de Far Cry, uma franquia que afundou em críticas no seu segundo título, mas deu a volta por cima no mais recente game. Sendo assim, nossos especialistas tiveram uma escolha bem dividida quando o assunto foi sobre os melhores do ano. O resultado você acompanha abaixo, dividido por categorias.

Far Cry 3, Mass Effect 3 ou Max Payne 3. Qual o melhor jogo do ano? (Foto: Reprodução)

Far Cry 3, Mass Effect 3 ou Max Payne 3. Qual o melhor jogo do ano?

Estúdio do ano: Ubisoft
A produtora de jogos como Far Cry, Assassin's Creed, Just Dance e Rayman foi a grande vencedora. Boa parte deste sucesso deve-se muito ao repertório de jogos lançados este ano e títulos que prometem agitar 2013, como o misterioso Watch Dogs e Rainbow Six Patriots.

Taxa de pirataria no PC é de 95% diz Ubisoft (Foto: Divulgação) (Foto: Taxa de pirataria no PC é de 95% diz Ubisoft (Foto: Divulgação))

Ubisoft 

Melhor jogo exclusivo para Xbox 360: Halo 4

O novo título de Master Chief foi unanimidade na categoria. A franquia voltou ao console da Microsoft apresentando gráficos incríveis e um enredo que agrada até aqueles que não são fãs da série. 

Halo-4 (Foto: Halo-4)

Halo 4 agrada até quem não é fã da série 
Melhor jogo exclusivo para PlayStation 3: Journey

Em um ano que não pintou um novo Uncharted, God of War, InFamous ou Killzone, Journey acabou faturando o prêmio de melhor jogo exclusivo para PS3. E não foi por falta de méritos, pois, com muita qualidade, o jogo é viciante, mesmo sendo simples e modesto. 

Journey é utilizado em igreja britânica (Foto: Divulgação) (Foto: Journey é utilizado em igreja britânica (Foto: Divulgação))Journey é um jogo simples, mas com muita qualidade 

Melhor jogo exclusivo para Wii: Xenoblade Chronicles

Depois de anos de espera, finalmente o RPG mais popular lançado para Wii chegou em terras ocidentes. Xenoblade Chronicles conquistou o público pela liberdade de exploração do mundo aberto, tornando o jogo similar a um MMO. O sistema de batalhas no estilo adventure também  se destacada neste que é considerado um dos melhores jogos já desenvolvidos para o videogame da Nintendo.

Xenoblade (Foto: Divulgação) (Foto: Xenoblade (Foto: Divulgação))Xenoblade 

Melhor jogo exclusivo para Wii U: New Super Mario Bros. U

Por mais que uma boa variedade de jogos possam ser encontrados no primeiro mês de vida do Nintendo Wii U, o jogo do mascote da empresa ainda é o grande favorito. New Super Mario Bros. U consegue levar os elementos de sucesso da franquia, a jogabilidade única e a magia do universo do grande ícone dos videogames para a nova geração dos consoles.

9 New Super Mario Bros U Wii U (Foto: 9 New Super Mario Bros U Wii U)

O mascote da Nintendo continua conquistando os fãs em New Super Mario Bros. U 

Melhor jogo exclusivo para PC: Diablo 3

Depois de anos e anos em produção, finalmente o aclamado Diablo 3 foi lançado para PCs. A Blizzard fez a espera valer a pena e trouxe um jogo que mantém alguns elementos que a franquia carrega desde o primeiro título, e ainda acrescenta gráficos atualizados e novos recursos, como a Casa de Leilões. 

diablo3_2 (Foto: diablo3_2)

Diablo 3 apresenta ótimos gráficos e novos recursos 

Melhor jogo exclusivo para PS Vita: Uncharted - Golden Abyss

Se as aventuras de Drake já eram as preferidas do PS3, não é de se estranhar que o jogo tenha se destacado no portátil da Sony. Uncharted - Golden Abyss leva a qualidade da franquia para o PS Vita e ainda apresenta um leque de recursos que mostram o poder do console, como as telas touchscreen e o sensor giroscópico.

Uncharted Golden Abyss (Foto: Divulgação)

Uncharted Golden Abyss combina o que o PS Vita tem de melhor 

Melhor jogo exclusivo para 3DS: Resident Evil - Revelations

O primeiro título da Capcom para o Nintendo 3DS é considerado por muitos como o melhor já lançado para o console. O game mostra os acontecimentos antes de Resident Evil 5 e conta com a heroína Jill Valentine como protagonista. O excelente uso do efeito 3D do portátil e a jogabilidade bem adaptada, agradaram os fãs e fizeram com que muitos adquirissem o console apendar para jogar Revelations. 

Resident Evil: Revelations (Foto: Divulgação) (Foto: Resident Evil: Revelations (Foto: Divulgação))

Resident Evil: Revelations fez com que muitos jogadores comprassem o 3DS 

Melhor jogo para celulares: Angry Birds Star Wars

Se os passarinhos da Rovio já agradavam com suas aventuras, imagine depois de unir-se com uma das franquias mais icônicas da história do cinema? O resultado não poderia ser outros: recordes de venda e popularidade. O suficiente para que o título conquistasse o prêmio. 

Angry Birds Star Wars vem aí (Foto: Divulgação) (Foto: Angry Birds Star Wars vem aí (Foto: Divulgação))

Angry Birds Star Wars bateu recorde de vendas 

Melhor jogo para redes sociais: SimCity Social

Enquanto o novo SimCity não é lançado para os PCs, a Eletronic Artis disponibilizou uma versão para redes sociais do seu mais popular game de estratégia. A qualidade continua a mesma que acompanha a franquia, e a integração com sua rede de amigos, que colaboram e aprontam com sua cidade, dão um toque a mais ao jogo.

simcity-social-1 (Foto: simcity-social-1)

Em SimCity Social, seus amigos podem colaborar para fazer sua cidade crescer
 
Melhor FPS: Far Cry 3

Em 2012, quando o assunto era jogos FPS, todos só falavam de games como Medal of Honor e Black Ops. O título da Ubisoft chegou de mansinho e mostrou que um jogo de ação não agrada somente quando se trata de uma guerra urbana ou coisa parecida. Basta um mapa aberto gigantesco, desafios variados e muita diversão. 

Ser detectado em Far Cry 3 é meramente uma opção do jogador (Foto: Divulgação) (Foto: Ser detectado em Far Cry 3 é meramente uma opção do jogador (Foto: Divulgação))

Far Cry 3 garante boa diversão com desafios variados 

Melhor Aventura: Assassin's Creed 3

Outro título quase unânime em nossa votação, Assassin's Creed 3 fez jus à expectativa criada em torno dos inúmeros trailers e apresentações. Agora, com um novo protagonista, o título se passa em durante a Revolução Americana e cabe a Connor evitar um apocalipse em 2012. 

Assassin’s Creed 3 (Foto: Divulgação) (Foto: Assassin’s Creed 3 (Foto: Divulgação))

Em Assassin's Creed 3, Connor tem a missão de evitar o apocalipse em 2012 

Melhor Esporte Individual: UFC Undisputed 3

O título oficial do principal evento de MMA do planeta é o grande campeão na categoria esporte individual. Com movimentos bem realistas e a presença de praticamente todos os grande astros, o título é um item obrigatório para os amantes das artes marciais. 

133eadcd3ca7ca3ff1eee0cab6e4b738 (Foto: 133eadcd3ca7ca3ff1eee0cab6e4b738)

UFC Undisputed 3 oferece movimentos bastante realistas 

Melhor Esporte Coletivo: Fifa 13

O jogo de futebol mais vendido da história conquistou a todos com o seu mais recente título. Fifa 13 mostra uma tímida evolução, mas que agrada aos fãs. Jogadores mais inteligentes e um sistema de bola mais real ainda fazem a diferença em relação a outros títulos e o seu grande rival, Pro Evolution Soccer.

FIFA 13 mostra gráficos superiores em imagem do Wii U (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA 13 mostra gráficos superiores em imagem do Wii U (Foto: Divulgação))
Fifa 13 tem movimentos mais realistas e jogadores mais inteligentes 

Melhor jogo de corrida: Need for Speed Most Wanted

A Eletronic Arts supreendeu a todos quando anunciou na E3 2012 um remake de um dos principais títulos da sua franquia: Most Wanted. Com uma integração ao Autolog - rede social do jogo - você se depara com provas em que é preciso vencer seus adversários virtuais e ainda superar o tempo de seus amigos. Isso sem falar na qualidade visual e na jogabilidade arcade que agrada aos fãs.

Need for Speed: Most Wanted (Foto: Divulgação) (Foto: Need for Speed: Most Wanted (Foto: Divulgação))

Need for Speed Most Wanted apresenta gráficos de primeira

Melhor jogo de luta: UFC Undisputed 3

Além de faturar como melhor jogo de esporte individual, UFC Undisputed 3 ainda levou o prêmio de melhor jogo de luta de 2012. Parece que nossos especialistas preferiram as lutas de verdade do que os golpes coreografados de Street Fighter X Tekken ou as batalhas entres seres de outros plano em Persona 4 Arena.

UFC Undisputed 3 (Foto: Divulgação) (Foto: UFC Undisputed 3 (Foto: Divulgação))

UFC Undisputed 3 venceu em duas categorias: melhor jogo de luta e melhor jogo de esporte individual 

Melhor MMO: World of Warcraft - Mist of Pandaria

Desde que foi lançado, World of Warcraft acumula prêmios como melhor MMO do ano. Nem a chegada do incrível Guild War 2 foi capaz de deter o RPG online da Blizzard. A mais recente expansão, Mist of Pandaria, caiu como uma luva e ajudou a revitalizar o título que começava a perder jogadores. 

World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação) (Foto: World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação))

World of Warcraft: Mists of Pandaria trouxe de volta os fãs da franquia da Blizzard 
Melhor RPG: Mass Effect 3

Mesmo cercado de polêmicas em relação aos seus finais, Mass Effect 3 foi o grande vencedor na categoria melhor RPG do ano. O último game da trilogia da Bioware conseguiu apresentar combates emocionantes e um sistema de evolução incrível. Recomendado a todos os fãs do gênero. 

Saga Mass Effect completa cinco anos (Foto: Divulgação) (Foto: Saga Mass Effect completa cinco anos (Foto: Divulgação))

Mass Effect 3 apresenta um sistema de evolução muito bom

Melhor Estratégia: XCOM Enemy Unknown

Outra série clássica que voltou a receber um novo título foi XCOM. Enemy Unknown agrada não só no PC, onde a série se popularizou, mas também nos consoles Xbox 360 e PlayStation 3, onde dificilmente um jogo de estratégia desse tipo consegue se destacar tanto.

XCOM: Enemy Unknown (Foto: Divulgação)XCOM: Enemy Unknown se popularizou nos PCs 

Melhor jogo compatível com Kinect e PS Move: Just Dance 4

O jogo de dança da Ubisoft faturou o prêmio nas categorias relacionadas aos sensores de movimentos do Xbox 360 e do Playstation 3. Com um repertório cheio de clássicos e coreografias do momento, o título é considerado por muitos como o melhor game de dança para consoles.

Just Dance 4 (Foto: Divulgação) (Foto: Just Dance 4 (Foto: Divulgação))

Just Dance 4 tem uma lista de músicas com bons e atuais títulos

Melhor Multiplayer: Call of Duty - Black Ops 2

Se tem algo que Call of Duty sabe fazer de melhor é apresentar um modo multiplayer funcional e agradável. Black Ops 2 conta com dezenas de mapas e modos que acumulam muitas horas de jogatina online. E seu popular modo zumbi também tem uma parcela desse sucesso, já que conta com modos variados e mapas mais extensos que os convencionais. 

Call of Duty: Black Ops 2 é o maior lançamento de entretenimento do ano (Foto: Divulgação) (Foto: Call of Duty: Black Ops 2 é o maior lançamento de entretenimento do ano (Foto: Divulgação))

Call of Duty: Black Ops 2 apresenta mapas mais extensos, garantindo mais tempo de jogatina 

Melhor jogo Independente: Journey

O que parecia ser um título simples, acabou se tranformando em um dos melhores jogos deste ano. Journey consegue unir um belíssimo visual, boa jogabilidade em um jogo simples e divertido. E ainda mostrou que é possível ser grande mesmo que desenvolvido com recursos financeiros limitados.

Journey (Foto: Divulgação)

Journey tem boa jogabilidade e venceu na categoria de melhor jogo independente

Melhor Personagem Masculino: Max Payne (Max Payne 3)

A presença do detetive americano em terras brasileiras agradou demais. Quem não se divertiu ao deparar-se com um Max Payne de camisa florida e trajes típicos de um turista em plena favela. O diálogo sarcástico e as lamentações são o ápice de um jogo que foi eleito também um dos melhores do ano. 

Max Payne e a visão da Rockstar sobre São Paulo (Foto: Divulgação) (Foto: Max Payne e a visão da Rockstar sobre São Paulo (Foto: Divulgação))

Max Payne e o seu traje de turista em São Paulo 

Melhor Personagem Fem.: Clementine (The Walking Dead: The Game)

Se The Walking Dead diviviu opiniões ao seu eleito jogo do ano na VGA 2012, dificilmente alguém não irá concordar que a atuação de Clementine foi digna de um Oscar. É de partir o coração a relação da pequena com Lee, que acaba se tornando uma espécie de pai durante os cinco capítulos da saga. E para aqueles que concluíram o jogo: atire a primeira pedra quem não ficou com os olhos marejados na conclusão do game!

The Walking Dead (Foto: Divulgação) (Foto: The Walking Dead (Foto: Divulgação))

Clementine teve ótima atuação em The Walking Dead 

Melhor jogo por Download: The Walking Dead

Ainda sobre The Walking Dead, o título da Telltale foi o grande merecedor do prêmio de melhor jogo por download. Muito deve-se pelo valor dos títulos disponibilizados na PSN e Xbox Live - o que para os assinantes da PS Plus acabou saindo de graça. Mas vale lembrar que a empresa também disponibilizou os cinco episódio em mídia física, que começaram a ser vendidos este ano.

The Walking Dead é o Jogo do Ano (Foto: Divulgação) (Foto: The Walking Dead é o Jogo do Ano (Foto: Divulgação))

The Walking Dead é o melhor jogo do ano na categoria download 

Melhor DLC: Leviathan (Mass Effect 3)

O DLC Leviathan só confirma a popularidade de Mass Effect 3. Acrescentando algumas horas à campanha principal do jogo, o valor do DLC (cerca de R$ 20) também é um atrativo na hora de adquirir o pacote.

Saga Mass Effect completa cinco anos (Foto: Divulgação) (Foto: Saga Mass Effect completa cinco anos (Foto: Divulgação))

O DLC de Mass Effect 3 Leviathan garante mais tempo de jogo


A volta dos melhores capítulos de ação de Solid Snake são, de longe, o melhor remake HD de 2012. Além dos jogos lançados para PS2, o pacote também inclui o jogo Peace Walker que foi lançado originalmente para PSP, mas que só encontra disponível nas versões para Xbox 360 e PlayStation 3. 

Metal Gear Solid HD Collection (Foto: Divulgação)

Metal Gear Solid HD Collection inclui os jogos lançados para PS2 e Peace Walker, lançado para PSP 

Jogo Revelação: Sleeping Dogs

Ninguém imaginava que o jogo da Square/Enix se destacaria como um dos mais divertidos de 2012. Graças a uma mecânica, que lembra muito GTA, aliada à sequências de combates no melhor estilo Batman Arkhan City, o jogo se tornou uma espécie de prévia de GTA 5 e agradou aos fãs do gênero. 

Sleeping Dogs (Foto: Reprodução) (Foto: Sleeping Dogs (Foto: Reprodução))

Sleeping Dogs é um dos games mais divertidos de 2012 

Jogo mais esperado de 2013: GTA 5

Muito se fala se Bioshock Infinite e Tomb Raider, mas o jogo mais esperado de 2013 ainda é GTA 5. Bastou a Rockstar divulgar dois trailers - que nem sequer mostram o gameplay do jogo - para que os milhões de fãs se mostrassem mais do que ansiosos pelo novo título, que promete fechar com chave de ouro esta geração de consoles.

Três personagens vão trabalhar juntos em GTA 5 (Foto: Divulgação) (Foto: Três personagens vão trabalhar juntos em GTA 5 (Foto: Divulgação))

Três personagens vão trabalhar juntos em GTA 5 

Melhor jogo do ano: Far Cry 3

Enquanto muito se falou em uma briga entre trilogias como Mass Effect 3, Max Payne 3 e Diablo 3, o game da Ubisoft chegou ao mercado como o último lançamento do ano e acabou faturando o prêmio de melhor jogo de 2012. O FPS que se passa em uma ilha tropical conquistou nossos especialistas por apresentar uma incrível variedade de desafios, em um cenário encantador e com personagens marcantes, como o grande vilão Vaas. Coube a Max Payne 3 e Mass Effect 3 o segundo e terceiro lugares respectivamente.

O vilão de Far Cry 3 (Foto: Divulgação) (Foto: O vilão de Far Cry 3 (Foto: Divulgação))

O vilão Vaas de Far Cry 3 garantiu ao game o título de melhor jogo do ano 

Postar um comentário

0 Comentários